Janácek

Sinfonietta

por Adriano Brandão

Fanfarras são coisas bem legais. Não parece, mas são. Eu me lembro de duas experiências pessoais com fanfarras: uma no próprio colégio em que eu estudava, cuja banda marcial ensaiava nas noites de quinta-feira; outra quando fui vizinho de uma escola que tinha um grupo que praticava todos os sábados. Era divertido ouvir aquele monte de clarins, tubas, trombones, todos tentando fazer juntos um som coerente.

O tcheco Léos Janácek teve experiência similar lá pelos idos de 1925 e ficou intrigado com a ideia de compor uma fanfarra. A fome juntou-se à vontade de comer quando a organização de um festival de ginástica da cidade de Brno chamou o compositor para criar uma obra para o evento.

(Gente, agora para tudo: que maravilha de mundo é esse em que um EVENTO REGIONAL DE GINÁSTICA pode encomendar obras de… JANÁCEK!)

Foi assim, meio prosaicamente, que nasceu uma das obras mais conhecidas de Janácek, que ganhou o nome de Sinfonietta. Não uma sinfonia full-fledged, mas algo no meio do caminho. Acho que a estrutura não usual (cinco movimentos de andamento moderado, bem curtinhos) explica o nome. Mais ainda: a Sinfonietta, no fundo no fundo, é uma experiência com o estilo de fanfarra.

A obra se inicia com um movimento só para os metais e a percussão – exatamente como uma imensa banda marcial. Os demais movimentos são para a orquestra sinfônica usual e exploram o tema exposto pela fanfarra no começo. Toda a obra deriva dessa fanfarra, e o que Janácek faz dela é realmente notável. No final, a fanfarra do início retorna triunfalmente, em repetição literal, mas com a instrumentação enriquecida pelo restante da orquestra. É de arrepiar os pelinhos do dedão do pé!

A Sinfonietta é obra tremendamente original, e não poderia deixar de sê-lo – é a característica maior do autor, dono de um dos estilos mais intrigantes da música do século 20. O que são aquelas melodias malucamente curtas e angulosas, temperados por ritmos inusitados, extraídos da fala, e harmonias inexplicáveis? Como classificar as frases horripilantemente agudas nas cordas ou os vários efeitos estranhos nos sopros? É tudo tão bonito, novo, único, tão demais… TEM DE OUVIR!

Dos mesmos diretores de Ilha Quadrada, eis o Concertmaster, um front-end que transforma o Spotify em um poderoso player de música clássica. GRÁTIS!

Post escrito por Adriano Brandão em 25/03/2014. Link permanente.