Liszt

Sinfonia “Fausto”

por Adriano Brandão

Uma das maiores obras de arte da história, sem dúvida, é a tragédia em versos “Fausto”, de Goethe, escrita entre 1775 e 1826. Sua versão da antiga história do estudioso que faz um acordo com o demônio Mefistófeles influenciou enormemente não somente a literatura, mas toda a cultura. Incontáveis criações foram inspiradas por Goethe: poemas, romances, pinturas, esculturas, peças de teatro, filmes e… obras musicais, é claro. O mito faustiano nunca deixou de incendiar as mentes de artistas e público.

Um dos criadores que mais se impressionaram com a mensagem de Goethe foi Franz Liszt. E foi inflamado por essa história que compôs sua grande obra-prima, a Sinfonia “Fausto”, de 1857. É ela que hoje recebe nosso SELO DE EXCELÊNCIA DO GRANDE CARVALHO. É demais! \o/

A Sinfonia “Fausto” de Liszt, das maiores e mais importantes criações do romantismo musical, impressiona muito por sua ousadia e inventividade. Começa que ela nunca se pretende uma narrativa da história de “Fausto”, mas sim um estudo de personalidade dos três personagens principais: Fausto, Margarida e Mefistófeles. Cada um recebe temas principais e um longuíssimo movimento para desenvolvê-los, formando assim uma trilogia.

Quer dizer: mais ou menos. Mefistófeles, de fato, é dono do último movimento, mas ele não tem temas próprios. É sensacional: repare que todos os motivos ali tocados são variações distorcidas dos temas do próprio Fausto. O que Liszt quer dizer com isso? Daí vai do gosto do freguês: o “Espírito da Negação” não pode ter música própria; ou Mefistófeles na verdade é um lado da personalidade de Fausto mesmo. Pick one. Musicalmente, encerrar a sinfonia com uma variação do início faz todo o sentido, e Liszt explora isso de maneira realmente FODÁSTICA.

A obra começa com o movimento dedicado a Fausto, que tem inúmeros temas – é um personagem complexo, de várias facetas. O primeiro motivo tornou-se particularmente famoso por seu cheiro atonal: contém todas as 12 notas da escala cromática. Não é Schoenberg, mas é “tipo Schoenberg”, sabem? :) Seguem-se a ele partes nostálgicas, partes heróicas, partes sonhadoras… É música variada, poderosa, uma meia-hora que passa muito, muito rápido.

O movimento lento é dedicado a Margarida. Seu música é delicada, melíflua, inocente, adequada à descrição que Liszt aqui tenta fazer – e ao papel que ela desempenha no final da sinfonia. Após o trecho de Mefistófeles, que já comentamos, há um epílogo em que o tema de Margarida ressurge, intocado pelo demônio, para ser base do “Coro místico” final. Sim, a Sinfonia “Fausto” tem um breve final coral! Um verso de Goethe é cantado por coro masculino e tenor solista (que não haviam participado da sinfonia até então) e isso encerra a sinfonia de maneira redentora e emocionante.

Creio mesmo que a sinfonia de Liszt é das obras mais negligenciadas do século 19. Não é nada fácil de executar, muito menos de interpretar, e mesmo a fama de “exibicionista superficial” que Liszt ganhou após a morte atrapalhou muito a difusão dessa música genial. Mas há tempo de recuperar. Sem meias-palavras: a Sinfonia “Fausto” é uma obra-prima fundamental, total DO GRANDE CARVALHO e que precisamos todos apreciar e entender. É assim sensacional? É! Então clica logo aí ;-)

[Abaixo, Bernstein, lento e intenso como sempre, num vídeo incrível!]

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Post escrito por Adriano Brandão em 19/12/2012. Link permanente.